Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Segundo as apurações, o grupo usava documentos falsos para abrir contas bancárias em municípios diferentes dos domicílios reais das vítimas (Mirelle Pinheiro)
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (13/5), um mandado de busca e apreensão domiciliar em Caraguatatuba (SP) no curso de uma investigação que apura a atuação de uma organização criminosa especializada em aplicar golpes contra pensionistas da Caixa Econômica Federal (CEF).
Segundo as apurações, o grupo usava documentos falsos para abrir contas bancárias em municípios diferentes dos domicílios reais das vítimas.
No mesmo momento, os criminosos solicitavam à CEF o redirecionamento do benefício previdenciário para a conta fraudulenta, assumindo o controle total dos valores recebidos pelos beneficiários.
Com o acesso às contas fraudulentas, os criminosos não apenas desviavam o benefício mensal, como também contratavam empréstimos consignados, utilizavam cheques azuis e acessavam o crédito rotativo.
O dinheiro obtido era rapidamente transferido via PIX para contas de “laranjas”, que recebiam uma comissão para repassar os valores ao líder da organização criminosa.
A investigação aponta para uma estrutura bem articulada, com participação de terceiros recrutados para lavar o dinheiro e dificultar o rastreamento dos valores desviados.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado, devido ao uso de fraude contra o INSS, e associação criminosa.
Fonte: Metrópoles
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.