Nota conjunta das entidades representativas dos empregados da Caixa

24/11/2025

O episódio envolvendo o Banco Master evidencia, de forma incontestável, a importância de um corpo técnico qualificado, independente e comprometido com a boa governança. As entidades abaixo-assinadas reconhecem e agradecem a atuação responsável dos gerentes da CAIXA, que, no ano passado, emitiram manifestação técnica contrária à aquisição de R$ 500 milhões em letras financeiras do Banco Master, protegendo a empresa de riscos e potenciais prejuízos.

Os profissionais da CAIXA agiram com rigor, competência e zelo, analisando riscos, avaliando solvência e identificando inconsistências no modelo da operação, registrando fundamentos técnicos que respaldavam sua discordância. Essa conduta, pautada exclusivamente na defesa da instituição, hoje se confirma como essencial para resguardar o patrimônio da CAIXA e, consequentemente, dos brasileiros.

Diante dos desdobramentos envolvendo o Banco Master e o BRB, torna-se ainda mais evidente o valor dos empregados da CAIXA, cuja expertise e autonomia contribuem decisivamente para a segurança e a solidez das decisões corporativas.

As entidades reafirmam seu apoio irrestrito aos colegas que atuaram de forma exemplar e destacam que nenhuma pressão ou penalização indevida pode recair sobre profissionais que, cumprindo seu dever, defendem a empresa de riscos injustificáveis. Valorizar esses empregados é valorizar a própria CAIXA.

Seguimos firmes na defesa de uma CAIXA 100% pública, ética, transparente e fortalecida por uma governança robusta e pelo trabalho responsável de seus empregados.

Brasília – DF, 19 de novembro de 2025

(FENAG, Advocef, ANACEF, ANEAC, ANIPA, AudiCAIXA, CONTEC, FENAE, SOCIAL CAIXA, UNICEEF)

 

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Meus dados

    Veja

    Serviços

    A Sede Administrativa do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, disponibilizando atendimento pessoal aos bancários e dependentes, assessoria jurídica, salão de beleza unissex, entre outros.

    Veja
    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja