PF investiga se Itaú e Santander omitiram operações da Americanas

10/07/2026

Polícia Federal apura se bancos atuaram de forma coordenada em operações de risco da varejista durante auditorias

A decisão que autorizou mandados de busca e apreensão na 2ª fase da operação Disclosure, deflagrada pela Polícia Federal em 25 de junho, aponta indícios de uma possível atuação coordenada do Itaú e do Santander para omitir operações financeiras das Americanas durante auditorias. O documento foi obtido e divulgado pelo Uol nesta 5ª feira (9.jul.2026).

A decisão é da juíza Giovana Calmon, da 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, e cita mensagens trocadas entre executivos dos bancos e o ex-diretor financeiro das Americanas, Fabio Abrate. Para a magistrada, há indícios de que o aval de uma instituição seria determinante para que a outra adotasse o mesmo procedimento solicitado pela varejista.

Segundo a investigação, bancos emitiram cartas de circularização sem informar operações de risco contratadas pela Americanas. Nesse tipo de operação, a instituição financeira antecipa pagamentos a fornecedores, e a empresa passa a dever o valor ao banco. De acordo com o Ministério Público Federal, a omissão permitiu esconder parte do endividamento da companhia da auditoria externa e do mercado.

A decisão reproduz mensagens em que a Americanas solicita a um executivo do Itaú a retirada de informações das cartas encaminhadas aos auditores. Em outra conversa, afirma que o Santander só faria a alteração caso o Itaú adotasse a mesma medida. Para a juíza, os diálogos indicam uma possível atuação coordenada entre as instituições para atender às solicitações da antiga administração da varejista.

Em nota ao Uol, o Itaú afirmou que sofreu perdas bilionárias com a fraude, que comprovou à Justiça a regularidade da atuação de seus funcionários e que recusou pedidos da antiga gestão das Americanas para alterar as cartas de circularização. O Santander declarou que também foi vítima das fraudes e disse que a realização de operações bancárias com a empresa não significa participação nas irregularidades investigadas.

O Poder360 entrou em contato com a PF, o MPF, a 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, a Americanas, o Itaú e o Santander para obter as íntegras das decisões, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. Este texto será atualizado assim que alguma manifestação for recebida.

Fonte: Poder360

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Eventos

    O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.

    Veja

    Contato

    Para obter mais informações ou enviar sugestões, entre em contato conosco, teremos satisfação em atende-lo.

    Veja
    Institucional

    Institucional

    Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.

    Veja