Banrisul não apresenta nenhuma proposta econômica e ainda faz exigências na mesa

20/08/2026

A expectativa da Comissão de Organização dos Empregados (COE) era de que o Banrisul apresentasse, na mesa de negociação desta quarta-feira (19), propostas concretas para o avanço das negociações de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho dos banrisulenses. Estas, porém, não vieram.

O banco não apresentou nenhuma proposta econômica, nem mesmo relacionada às cláusulas de saúde e demais reivindicações dos trabalhadores. Ao contrário, trouxe uma pauta da diretoria da instituição, que exige quitações e outras questões de segurança jurídica e insistiu na manutenção do atual uso de caixas eventuais e uma infundada liberação de ponto para cargos comissionados. 

A COE afirmou que para as negociações continuarem, é necessário que o banco traga propostas econômicas efetivas que promovam a ampliação dos direitos dos seus empregados. 

Sem avanços, a Comissão dos trabalhadores decidiu encerrar a mesa desta quarta e retomar as negociações apenas quando o Banrisul tiver propostas efetivas para as cláusulas econômicas e condições de trabalho.

Resposta dos banrisulenses

Para os representantes dos trabalhadores, a resposta ao descaso e desrespeito do banco será dada nesta quinta-feira, pelos próprios banrisulenses, na paralisação aprovada em assembleia.

Não só o Banrisul, mas todos os bancos, através da Fenaban, estão trazendo propostas rebaixadas e que em nada avançam nas principais reivindicações dos bancários. Queremos ganho real, igualdade de oportunidades, fim das metas abusivas e proteção à saúde dos trabalhadores!

Manifestações ocorrerão em todo o país durante o dia de paralisação nacional.

Para que o movimento alcance seu objetivo, é fundamental que o trabalho seja efetivamente interrompido durante o dia de mobilização. A orientação é para que a categoria não realize atividades de trabalho, presencialmente ou de forma remota.

Texto: Aline Adolphs/SindBancários de Porto Alegre e Região

Foto: Thayssa Kruger/Fetrafi-RS

Fonte: Bancários RS

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Acordo Coletivos

    Acordo Coletivos

    No intuito de facilitar o acesso aos Acordos Coletivos/Convenções Coletivas o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região os disponibilizam por meio digital.

    Veja

    Links Importantes

    Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links:

    Veja

    Memórias

    O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.

    Veja