Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
A Febraban e a CNF criaram uma autorregulação a ser seguida pelo setor
Os bancos querem uma intensificação da punição a fraudes e crimes financeiros, e também a estruturas que facilitam esse tipo de delito. Por outro lado, também se movimentam para “recompensar” boas práticas do setor. Entidades setoriais criaram uma autorregulação com padrões de análise de operações e movimentações suspeitas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) criaram uma padronização a ser seguida pelo setor. Além disso, lançaram um selo concedido anualmente às instituições que adotem boas práticas no combate a fraudes, para que o público em geral saiba sobre a adoção de boas práticas. O selo é válido por um ano.
O setor defende punições mais severas para práticas associadas a crimes financeiros. Uma delas é uma suspensão do setor financeiro por até cinco anos de indivíduos que emprestem as contas para que bandidos escoem recursos oriundos de crimes. Defendida junto ao Banco Central, a ideia é preservar pagamentos de salários, por exemplo, mas sem impunidade.
Mais sanções
Os bancos também levantam a bandeira de que haja punições às instituições em que são mantidas as contas-laranja. Defendem ainda sanções aos dirigentes de empresas do setor que tenham um processo frágil de abertura de contas em canais digitais, fator que, na visão do BC, pode deixar brechas para crimes.
Em 2022, o BC fez uma megafiscalização no mercado para detectar problemas na abertura de contas através do digital, um pente-fino que foi dos bancos tradicionais às fintechs. Desde então, estabeleceu que o mercado compartilhe dados de fraudes, e tomou medidas para ampliar a segurança do Pix.
Fonte: Estadão
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
Quem somos Olá somos o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, o endereço do nosso site é: https://www.bancariostb.com.br. A privacidade dos usuários em nosso site é uma prioridade e responsabilidade do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região e nessa Política de Privacidade esclareceremos como serão tratadas suas informações. Ao acessar o site do […]
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.
O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.