COE CONTEC/Santander debate políticas de diversidade com direção do banco

10/04/2025

Instituição bancária apresentou iniciativas voltados para mulheres, pessoas negras e com deficiência

Em São Paulo, nesta terça-feira (8/4), a Comissão de Organização dos Empregados (COE) da CONTEC/Santander se reuniu com a direção do banco, na sede da instituição, para debater as políticas de diversidade.

O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, e dirigentes sindicais que representam os trabalhadores do banco em todo o país participaram do encontro, no qual o Santander apresentou as iniciativas implementadas em 2024 para promover a diversidade e inclusão.

Entre os destaques, estão os programas “Lidere a sua carreira” e “Impulsione a sua carreira”, voltados para o desenvolvimento de mulheres e a promoção da equidade de gênero e raça em cargos de especialista. O banco informou que 114 mulheres participaram das edições de 2024 desses programas.

Além disso, o Santander reforçou seu compromisso com o crescimento profissional de pessoas negras, por meio dos mesmos programas, que contaram com a participação de 62 profissionais negros em 2024. O banco também reformulou seus programas de estágio e jovem aprendiz, priorizando a contratação de pessoas negras. Como resultado, 80,7% dos jovens aprendizes e 80,2% dos estagiários contratados foram pessoas negras.

No que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência, o Santander anunciou a oferta de vagas afirmativas e a criação de um banco de talentos específico. Também foi implementado um programa de contratação associado a ações de formação. Atualmente, o banco conta com 2.186 colaboradores com deficiência.

“O Santander tem demonstrado um compromisso firme com a diversidade e inclusão, implementando iniciativas importantes para promoção da equidade de gênero, raça e acessibilidade. Essas ações são fundamentais para construir um banco mais inclusivo, justo e representativo de toda a sociedade”, disse Lourenço Prado.

 

Além da diversidade

Na oportunidade, o Presidente da CONTEC registrou sua preocupação com as constantes notícias de fechamento de agência. “A CONTEC defende a manutenção dos empregos dos bancários(as), que geram lucros cada vez maiores para o banco”, disse Prado.

Ele também pleiteou a melhoria dos serviços da CABESP e mencionou as dificuldades enfrentadas pelos bancários das regiões Centro-Leste, Nordeste, Sul e Norte, onde a assistência médica era prestada por meio de convênios com o BRB Saúde, BNB Saúde e outros, mas que foram rescindidos pelo Santander, precarizando o atendimento aos egressos do Banespa.

Fonte: CONTEC com informações da FEEB ALPERN

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Serviços

    A Sede Administrativa do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, disponibilizando atendimento pessoal aos bancários e dependentes, assessoria jurídica, salão de beleza unissex, entre outros.

    Veja
    Jornal Sindicato

    Jornal Sindicato

    O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.

    Veja
    Filie-se

    Filie-se

    O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região é uma entidade séria, transparente e ética, comprometida com a defesa dos direitos da categoria. É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje um dos mais completos e abrangentes Acordos Coletivos de todo país.

    Veja