Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
O objetivo desta data é a valorização cotidiana da categoria
Nesta quarta-feira (28) é celebrado o Dia do Bancário. Anuncia-se, assim, o movimento democrático e de cidadania de todos os trabalhadores das instituições financeiras públicas e privadas e que pode continuar inspirando sempre mais, como resultado de muitas histórias, muitas lutas e muitas conquistas. A data dá espaço aos trabalhadores do sistema financeiro, aos movimentos de resistência e de afirmação e às vozes da diversidade da categoria bancária no Brasil.
Esse movimento surgiu em 1951, quando a classe trabalhadora do setor bancário protagonizou uma das mais longas greves da categoria na história do sistema financeiro, para reivindicar reajuste de 40%, salário-mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A greve foi deflagrada porque os bancários não aceitaram a contraproposta de 20% de aumento feita pelos bancos.
Depois de 69 dias de paralisação, houve a conquista de 31% de reajuste, não sem antes de os bancários serem alvos de repressões, demissões, transferências compulsórias, perseguições, prisões e até espancamentos. O movimento da categoria colocou em xeque a Lei de Greve do governo Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) e serviu de referência para lançar as bases de mais sindicatos em vários pontos do país e a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 1955.
A data de 28 de agosto foi oficializada como Dia do Bancário por deliberação do 4º Congresso Nacional dos Bancários, em 1952, mas só em 1964 foi transformada em lei. É feriado, atualmente, em mais de mil cidades país afora, por meio de legislação municipal e estadual específica.
A história dos bancários(as) é marcada por muitas outras conquistas, fruto de uma organização autônoma nacional que serve de exemplo para outras categorias, até fora do Brasil. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que completa 32 anos em 2024, possui caráter nacional e unificado, ostentando ainda diversas cláusulas que garantem aos bancários direitos além do que é previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Os bancários são fundamentais para a classe trabalhadora e sua organização é uma referência para o mundo. Somos uma das categorias mais atuantes do país.
Parabéns Bancário, pelo profissionalismo, dedicação e comprometimento.
Feliz Dia do Bancário(a)!

Armando Machado Filho
Presidente
E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.
Quem somos Olá somos o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, o endereço do nosso site é: https://www.bancariostb.com.br. A privacidade dos usuários em nosso site é uma prioridade e responsabilidade do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região e nessa Política de Privacidade esclareceremos como serão tratadas suas informações. Ao acessar o site do […]
No intuito de facilitar o acesso aos Acordos Coletivos/Convenções Coletivas o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região os disponibilizam por meio digital.