Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Índice de Atividade Econômica, conhecido por antecipar o resultado do PIB, figura aos 146,65 pontos na série livre de influências
A economia brasileira conseguiu reverter o tombo apurado em maio e fechou o segundo trimestre em alta de 0,43%, mostram dados revelados nesta segunda-feira (14) pelo IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), do BC (Banco Central).
No mês de junho, o indicador conhecido por representar uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) avançou 0,63%. A alta supera a forte desaceleração apurada no mês anterior e faz o IBC-Br fechar o segundo trimestre aos 146,65 pontos na série dessazonalizada (livre de influências).
O resultado positivo surge após o índice abrir o trimestre com o melhor desempenho desde dezembro de 2013 e amargar, no mês seguinte, a maior perda desde março de 2021, período marcado pelo auge da pandemia do novo coronavírus.
Os dados do IBC-Br são coletados de uma base similar à do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão responsável pelo indicador oficial sobre o crescimento econômico. No primeiro trimestre, quando a economia brasileira avançou 1,9%, a prévia do BC indicava para um avanço de 2,4% no mesmo período. O dado oficial será revelado no dia 1º de setembro.
Na comparação entre os meses de junho de 2023 e de 2022, houve crescimento de 2,1% na série sem ajustes sazonais. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a taxa corresponde a um avanço de 3,35% da atividade econômica nacional. No acumulado do primeiro semestre de 2023, a alta é de 3,42%.
Fonte: R7
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região disponibiliza o acesso do planejamento das atividades financeiras da entidade para conhecimento de todos.
No intuito de facilitar o acesso aos Acordos Coletivos/Convenções Coletivas o Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região os disponibilizam por meio digital.
O Jornal do Sindicato dos Bancários foi elaborado para trazer informações do cotidiano, dos eventos e as notícias referente a classe bancária.