Governo avalia aumento de tributação sobre fintechs após fracasso de MP que elevaria IOF

10/10/2025

O jornal Valor Econômico publicou nesta quinta-feira (9/10) reportagem informando que o governo federal estuda novas alternativas de tributação sobre o sistema financeiro, com foco especial nas fintechs, após a Medida Provisória que previa aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ter sido retirada da pauta da Câmara dos Deputados.

Segundo a matéria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista à Rádio Piatã, que pretende reunir o governo para discutir uma nova proposta de tributação para o setor financeiro, “especialmente as fintechs”.

A reportagem destaca ainda que, conforme a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), a justificativa de equiparar a carga tributária entre fintechs e bancos não se sustenta, pois os modelos de operação são diferentes. Enquanto os bancos têm acesso a mecanismos de compensação tributária e fontes de captação próprias, as fintechs dependem de instrumentos como CDBs e RDBs.

O debate sobre o tema deve seguir nas próximas semanas, com a possibilidade de novas medidas por meio de decreto, portaria ou na tramitação da reforma do Imposto de Renda, atualmente em análise no Senado.

Fonte: Valor Econômico

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja

    Meus dados

    Veja
    Notícias

    Notícias

    Em notícias você terá um canal sempre atualizado com informações de seu interesse.

    Veja