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Abordagem inclui argumentos enganosos para conquistar confiança das vítimas e justificar solicitação de dados sensíveis. Criminosos estão aplicando fraudes financeiras por meio da coleta indevida de dados biométricos
Criminosos estão aplicando fraudes financeiras por meio da coleta indevida de dados biométricos, alerta o Itaú Unibanco. Segundo o banco, a maior incidência desse tipo de ocorrência está nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A abordagem inclui argumentos enganosos, como promessas de brindes promocionais e alegações de fraudes inexistentes, para conquistar a confiança das vítimas e justificar a solicitação de dados sensíveis, como reconhecimento facial e impressão digital.
Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco, esclarece que biometria é uma tecnologia segura, que oferece uma experiência simplificada. Por outro lado, justamente por sua confiabilidade, torna-se alvo de criminosos que buscam enganar as pessoas para obter acesso indevido.
A exemplo desta fraude, Thomazetti explica que os golpistas estão utilizando métodos cada vez mais sofisticados para manipular as vítimas.
— A engenharia social está mais avançada devido às tecnologias emergentes e à vasta disponibilidade de dados disponíveis na internet. Os criminosos utilizam narrativas muito convincentes, que exploram gatilhos emocionais, como urgência e medo, para fazer com que as pessoas acreditem na legitimidade das solicitações. No caso da biometria, os golpistas estruturam um discurso que faz a vítima acreditar que fornecer esses dados é indispensável — afirma.
Como se proteger
– Forneça dados biométricos apenas em canais oficiais – Nunca compartilhe dados sensíveis, como sua biometria ou informações bancárias, fora de ambientes digitais ou físicos controlados e confiáveis.
– Desconfie de abordagens que oferecem brindes em troca de dados pessoais – Promoções legítimas não exigem o compartilhamento de dados sensíveis para o recebimento de brindes ou prêmios.
– Confirme diretamente com a instituição – Caso suspeite de fraude, entre em contato imediatamente com o serviço oficial da instituição financeira para verificar a situação.
Fui vítima, e agora?
Caso seja vítima de golpe ou fraude, a orientação do Itaú é para que, além de entrar em contato com a instituição financeira para tomar as providências cabíveis, fazer um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.
O banco lembra ainda que amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões pós roubo ou furto. No caso do Itaú, basta ligar para a central de atendimento com o CPF da vítima em mãos.
Fonte: Extra
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O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.
Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links: