Justiça garante direito a teletrabalho para bancário com filha autista

09/04/2025

A Justiça do Trabalho reconheceu o direito de um empregado do Banco da Amazônia, lotado na cidade de Humaitá/AM, ao regime de teletrabalho para que possa acompanhar o tratamento de saúde da filha, diagnosticada com TEA – Transtorno do Espectro Autista, nível III, além de TDAH e outras condições associadas.

A decisão, proferida pelo juiz do Trabalho substituto Marcelo José Lourenço do Carmo, da 6ª vara do Trabalho de Porto Velho/RO, confirma a medida anteriormente concedida em tutela provisória.

O magistrado levou em conta que a cidade de lotação do trabalhador não possui infraestrutura terapêutica adequada para atender às necessidades da criança, enquanto a família já realiza o tratamento em Porto Velho, a 205 km de distância, onde conta com rede de apoio e acesso a profissionais especializados.

A sentença enfatiza que a proteção integral à infância e às pessoas com deficiência é um dever constitucional, previsto também em normas internacionais ratificadas pelo Brasil. O juiz também destacou que a convenção coletiva da categoria garante expressamente o direito ao teletrabalho para empregados que tenham dependentes com deficiência ou doenças graves.

Na decisão, foi ainda apontado que o poder diretivo do empregador não pode prevalecer sobre a garantia constitucional de proteção à criança e à pessoa com deficiência, sobretudo em contextos de alta vulnerabilidade.

O banco foi condenado a alterar o regime de trabalho do empregado para teletrabalho, além de ser responsabilizado pelo pagamento de honorários advocatícios e custas processuais. O trabalhador teve reconhecido o direito à justiça gratuita.

Atuam na causa os advogados Marcos Emanoel Araújo Pires e Rafael Simões de Souza, do escritório Messias Maciel Advocacia.

– Processo: 0000086-64.2025.5.14.0006

Veja a sentença.

Fonte: Migalhas

 

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Institucional

    Institucional

    Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.

    Veja

    Links Importantes

    Para facilitar o acesso aos sites de interesse dos bancários, o Sindicato recomenda os seguintes links:

    Veja

    Serviços

    A Sede Administrativa do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, disponibilizando atendimento pessoal aos bancários e dependentes, assessoria jurídica, salão de beleza unissex, entre outros.

    Veja