Mesa CONTEC/CAIXA registra avanços importantes, mas impasses sobre teto e 13ª mensalidade continuam

13/10/2025

Nesta sexta-feira (10/10), a Mesa de Negociação CONTEC/CAIXA esteve reunida com representantes do banco para discutir a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa. Durante a reunião, a CAIXA apresentou uma proposta que mantém parte das atuais regras do plano, mas ainda deixa pendentes pontos essenciais reivindicados pelo movimento sindical.

A nova proposta prevê:

Pauta de reivindicações atendidas:

-Reajuste zero, permanecendo as regras atuais;
-Respeito ao pacto intergeracional e ao mutualismo;
-Ampliação do plano de saúde para filhos até 27 anos, com contribuição mensal de R$ 800,00;
-ACT válido até a próxima data-base (31/08/2026).

Outros pontos negociados em 2025:

-Cobrança de valores judiciais sobre verbas remuneratórias (CAIXA e empregados);
-Impossibilidade de retorno ao plano após eventual cancelamento, com concessão de prazo até 1º de janeiro de 2026 para quem já se desligou do plano;
-Carência de 3 meses para novos contratados;
-Elaboração de medidas estruturantes em 2026, com foco na sustentabilidade do plano.

O coordenador da Comissão de Negociação CONTEC/CAIXA, Willian Louzada, avaliou que, embora a proposta apresente avanços pontuais, o conjunto das reivindicações ainda não foi atendido de forma satisfatória:

“O banco manteve alguns pontos reivindicados, como o reajuste zero, mas deixou de fora questões centrais defendidas pela CONTEC, como o fim do teto de custeio de 6,5% da folha, a extinção da 13ª contribuição e a adoção do modelo de custeio 70/30. Continuaremos negociando para alcançar um plano mais equilibrado e sustentável para os beneficiários do plano”, afirmou.

Louzada destacou ainda que a mobilização nacional das últimas semanas foi determinante para que o banco voltasse à mesa de negociação:

“As mobilizações nas agências, unidades administrativas, redes sociais demonstraram a insatisfação com a proposta indecorosa da Caixa e demonstraram a união de todos empregados, aposentados e pensionistas, demonstrando a força coletiva da categoria, forçando a Caixa a apresentar propostas com avanços significativos para o Saúde Caixa.”, ressaltou.

A CONTEC ressalta que as negociações referentes à renovação do Saúde Caixa 2024 foram concluídas com a proposta apresentada hoje pela Caixa, que será levada para deliberação das assembleias. A partir de novembro de 2025, a Mesa Permanente de Negociações será retomada, já com foco no novo ciclo de debates que antecede a renovação do ACT 2026, visando medidas que assegurem transparência, equilíbrio financeiro e sustentabilidade do Saúde Caixa.

Fonte: Coordenação da Mesa de Negociação CONTEC/CAIXA.

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja
    Notícias

    Notícias

    Em notícias você terá um canal sempre atualizado com informações de seu interesse.

    Veja
    Institucional

    Institucional

    Um sindicato atuante, bem estruturado, é a demonstração clara de uma categoria bem organizada e unida, fortalecida para os conflitos naturais que se estabelecem na relação entre capital e trabalho.

    Veja