Banco Central “vai precisar começar a baixar os juros”, diz Lula

22/10/2025

Fala ocorreu durante anúncio do programa Reforma Casa Brasil, no Palácio do Planalto. Segundo Lula, o governo está “preparando o país para ter uma política fiscal mais séria”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta segunda-feira (20/10) a alta taxa de juros, e disse que o Banco Central “vai precisar começar a baixar” a Selic. Segundo ele, o governo federal está preparando o país para ter uma “política fiscal mais séria”.

“O Banco Central vai precisar começar a baixar os juros, porque todo mundo sabe o que nós herdamos. E todo mundo sabe que nós estamos preparando esse país para ter uma política fiscal mais séria”, declarou o petista durante evento no Palácio do Planalto.

Lula lançou nesta tarde o programa Reforma Casa Brasil, que dará R$ 40 bilhões em crédito para famílias que queiram reformar suas casas, especialmente para famílias de baixa renda.

Atualmente, a taxa Selic está em 15% ao ano, um dos maiores patamares dos últimos anos. Os juros foram motivo de tensão constante entre o chefe do Executivo e o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, com o atual presidente, Gabriel Galípolo, indicado por Lula, a taxa continuou subindo.

Críticas de empresários

Em seu discurso, o presidente também rebateu críticas que sofreu por tentar taxar os mais ricos e pelos gastos de seu governo com programas sociais.

“Os empresários que reclamam de nós têm quase R$ 500 bilhões em desoneração fiscal, e eles não querem baixar nem 1% disso”, frisou.

Lula também mencionou a crise entre Brasil e Estados Unidos, após a sobretaxa de 50% imposta sobre produtos brasileiros.

“A gente não abaixou a cabeça, embora a gente não seja tão grande quanto eles, a gente tem caráter, tem dignidade que eles não sabem que a gente tem. É isso que significa soberania nacional”, disse.

Fonte: Correio Braziliense

Voltar
Seja um de nossos afiliado

Seja um de nossos afiliado

Faça parte do nosso sindicato!

Quero me Filiar

Cadastre seu e-mail

E comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!

    Memórias

    O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região foi fundado em 31 de agosto de 1958 e reconhecido em 20 de maio de 1959, com a finalidade de representar os bancários perante os poderes constituídos na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas e atuando sempre em busca de uma sociedade melhor.

    Veja
    Denuncie Assédio Moral

    Denuncie Assédio Moral

    O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.

    Veja
    Notícias

    Notícias

    Em notícias você terá um canal sempre atualizado com informações de seu interesse.

    Veja