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Itaú aposta na aquisição de uma fatia da NeoSpace para acelerar a agenda de inovação do banco (Por Matheus Piovesana (Broadcast)) – foto Paulinho Costa)
O banco espera, com a tecnologia de IA, aprimorar recomendações personalizadas aos clientes a partir de histórico e interesses, além de usá-la para possíveis aplicações nos modelos de análise.
O Itaú Unibanco comprou uma fatia de 15% do capital da NeoSpace, startup especializada em modelos de inteligência artificial generativa para o setor financeiro. A compra ocorreu por meio de uma rodada de investimento na empresa liderada pelo Itaú e que totalizou US$ 18 milhões (o equivalente a R$ 105,7 milhões), embora o desembolso do banco não tenha sido revelado.
Participaram da rodada os investidores Micky Malta, do Ribbit, Martin Escobari, do General Atlantic, Nigel Morris, do QED, e Hans Morris, do NYCA. O banco espera, com a tecnologia da NeoSpace, aprimorar recomendações personalizadas aos clientes a partir de histórico e interesses, além de utilizá-la para possíveis aplicações nos modelos de análise.
Em paralelo ao investimento, o banco e a startup fecharam um acordo comercial que prevê o uso de modelos base da NeoSpace pelo Itaú e o desenvolvimento conjunto de produtos exclusivos que serão incluídos nas plataformas digitais de varejo. O objetivo é ampliar o uso de IA pelo banco e alavancar a NeoSpace.
A empresa foi criada no ano passado por Bruno Pierobon, Felipe Almeida e Gustavo Debs. Os investidores fundaram a Zup, empresa de tecnologia cujo controle o Itaú comprou em 2020. “Nossos modelos são desenvolvidos para compreender profundamente as necessidades e comportamentos dos clientes, identificar oportunidades de personalização, além de alavancar a eficiência operacional”, diz Pierobon.
O diretor de Tecnologia do Itaú, Ricardo Guerra, afirma que a aquisição de uma fatia da NeoSpace deve ajudar a acelerar a agenda de inovação do banco. “Estamos certos de que abriremos caminhos para um novo paradigma no mercado, mantendo como premissa fundamental o uso responsável dos dados”, diz ele em nota.
O Itaú tem mais de 400 casos de uso de IA generativa, e mais de 450 profissionais ligados ao desenvolvimento do tema. No final do ano passado, o banco lançou uma espécie de assistente própria que usa IA generativa, a Inteligência Itaú, permitindo o uso para operações como transferências via Pix.
(Fonte: Estadão)
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