Bem-vindo ao site do Sindicato dos Bancários de Tubarão
Polícia Militar isola agência bancária após descoberta de dispositivos eletrônicos não autorizados nos caixas eletrônicos. Crime foi descoberto nesta sexta (08)
A cidade de Tubarão foi palco de uma ocorrência policial na manhã desta sexta-feira (08), quando, por volta das 8h, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma situação de fraude no comércio na Agência da Caixa Econômica Federal na Avenida Doutor Rodovalho. O vigilante, ao iniciar seu expediente, identificou dispositivos eletrônicos acoplados internamente nos caixas eletrônicos. Após o isolamento do local para garantir a segurança, a gerência da agência tomou medidas imediatas, inativando as máquinas e acionando a Polícia Federal para a retirada dos dispositivos.
Durante o atendimento da ocorrência, a gerente de atendimento informou que os dispositivos identificados são conhecidos como “chupa-cabra” e têm a finalidade de captar dados à distância. O protocolo adotado pela agência consiste em inativar os caixas até a chegada da equipe de segurança para a retirada dos dispositivos, seguida pela entrega à Polícia Federal. Os agentes federais confirmaram que a perícia seria acionada na capital do estado para investigar o ocorrido, enquanto a gerente de atendimento assumiu a responsabilidade pela manutenção, isolamento e vigilância do local. Diante dos fatos narrados, um boletim de ocorrência foi lavrado.
Como evitar os golpes em caixa eletrônicos:
Segundo a Polícia Federal, ao perceber que uma transação em um terminal eletrônico dá erro, desconfie. Veja se o caixa não foi violado, colocando suas mãos nas laterais do terminal eletrônico e puxando para sua direção. Se algum mecanismo frontal estiver sobreposto ele será facilmente retirado. Caso seja constatada a adulteração ou se o cartão ficar preso no terminal eletrônico, o correntista deve entrar em contato com urgência com o banco e acionar a polícia militar. Além disso, o órgão ainda aconselha a observar na parte de cima do caixa eletrônico se há a existência de microcâmeras, que geralmente possuem formato retangular apontado para o teclado. Outra dica de segurança é, assim que realizar um pagamento ou saque com o cartão, procurar puxar para fora onde o material será inserido. Se ele estiver sobreposto algum dispositivo idêntico com fita adesiva dupla face ele será facilmente retirado. Por fim, ao digitar uma senha no teclado do caixa eletrônico, coloque uma mão sobre a outra com o objetivo de impedir eventuais gravações ou visualização de pessoas que estejam ao redor do caixa eletrônico.
Fonte: HC Notícias
VoltarE comece a receber as notícias semanalmente direto no seu e-mail!
O Sindicato dos bancários oferece uma série de serviços para os associados. Os interessados devem procurar a secretaria e realizar seu cadastro para dispor dos convênios firmados com diversos estabelecimentos e obter descontos.
O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010. Trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.
O Sindicato dos Bancários sempre empenhado em manter um ótimo relacionamento, propor uma inúmeros eventos aos seus associados.